sexta-feira, 19 de junho de 2009

O MODO CERTO DE CONSEGUIR A PROSPERIDADE


“A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento” (Provérbios 13.11).

Você pode construir sua casa sobre a areia ou a Rocha (Mateus 7.24-27). Para isso, precisará escolher entre agir com vaidade ou permitir a operação de Deus. É importante, porém, tomar cuidado com o custo do erro, pois o Altíssimo aumentará o que Ele ajudou a construir, mas não impedirá o diabo de destruir o que não foi erguido com a ajuda do Pai. A fonte ou origem do seu crescimento é muito importante.

O desejo do Senhor é compartilhar tudo conosco. O Onipotente quer que andemos com Ele, assim como fez Enoque, o qual não foi mais achado, pois Deus para Si o tomou (Gênesis 5.24). Sem dúvida, os que andam com o Altíssimo permitem que sejam tomados por Ele.

Se estivermos no Caminho do Senhor, seguindo lado a lado com Ele e deixando que Sua sabedoria nos dirija, nada nos decepcionará. Por outro lado, se não andarmos com Ele nem consultarmos Sua direção, seremos guiados pela vaidade dos nossos sentidos. Porém, quando agimos dessa forma, achando que podemos decidir por nós mesmos, somos comparados pelo Senhor com o homem insensato: aquele que construiu sua casa sobre terreno arenoso e, com as chuvas e fortes correntezas, teve sua moradia desmoronada. A vaidade do nosso sentido é um péssimo terreno para a construção de qualquer edificação; ela não suporta as tempestades desta vida.

Quem é prudente não se apressa. Antes, deposita seus planos no altar divino, sabendo que, no tempo certo, receberá a direção e porá mãos à obra. Depois de ter cavado fundo, lança seu alicerce sobre a Rocha – o Senhor (Salmo 31.2,3) – e nada abalará sua construção, nem mesmo o pior temporal.

Essa história de “pegar ou largar”, de agir no impulso, não provém de Deus. Quem age apressadamente ou toma atitudes erradas para amealhar riquezas ou solucionar problemas não obedece ao Senhor e, por isso, peca. Para que os fins sejam abençoados, os meios têm de ser aqueles dados pelo Pai celeste. Há, porém, muitas pessoas dominadas por demônios por não observarem quem as impulsiona. A Palavra declara que, para essas, o salário do pecado é a morte, a natureza de Satanás (Romanos 6.23). Por outro lado, os justos, além do sucesso obtido, receberão um bônus dado pelo Senhor.

Onde não há paz, a mão de Deus não está operando. Então, é melhor não possuir riqueza nenhuma – mas ter a presença divina – do que acumular muitos tesouros com a operação do diabo. Afinal, o Senhor não pode guardar um bem que foi adquirido com a ajuda do inimigo.

Só permanecerá a casa que for construída sobre a Rocha. Por isso, preste atenção: não aceite nada que provém do erro, mas aja sabiamente e busque apenas a ajuda do Altíssimo.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

terça-feira, 16 de junho de 2009

BÊNÇÃOS IMUTÁVEIS


“Porque as montanhas se desviarão e os outeiros tremerão; mas a minha benignidade não se desviará de ti, e o concerto da minha paz não mudará, diz o SENHOR, que se compadece de ti” (Isaías 54.10).

As decisões do Senhor não mudam, são eternas. O ato dEle de ter olhado para nós e nos amado, compadecendo-Se de nós, jamais se desviará da nossa vida, pois a Aliança que Ele fez no sangue de Jesus é para sempre.

Assim como o Altíssimo não sofre variação, as decisões dEle não são alteradas. Tudo pode mudar, mas o Senhor jamais será movido por nada. Ele é a Rocha na qual devemos construir a nossa confiança (Isaías 26.4). Quando Deus decidiu nos amar e fazer povo Seu, Ele fez isso para nunca Se arrepender. As montanhas, por mais firmes que pareçam ser, irão desviar-se. Os outeiros também se mudarão, mas as resoluções divinas não sofrem modificações. Ainda que nos esqueçamos dEle e Lhe viremos as costas, o que Ele fez em nosso favor continuará para sempre.

O coração benigno do Senhor fez com que Ele olhasse para nós – seres sem expressão, pecadores com os piores qualificativos – e nos amasse apesar de nossas imperfeições. Haja o que houver, essa benignidade não nos desamparará, mas estará sempre diante dEle, como um advogado, pleiteando a nossa causa. Se o prezado leitor foi muito longe no pecado e agora está convencido de que Deus não mais Se interessa por você, não deixe o diabo enganá-lo mais, pois a bondade a qual fez com que Ele amasse você não irá abandoná-lo. Ela está em operação para favorecer sua vida!

Temos outro favor divino de suma importância: a eterna Aliança feita no sangue de Jesus. Nela, temos direito ao perdão de todos os nossos pecados e a todas as bênçãos que Deus tem e pode produzir. Nesse pacto, a nossa sorte foi selada para sempre. Ninguém nos pode tirar das mãos de Deus e do Senhor Jesus Cristo (João 10.27-30). Tudo isso é nosso porque a compaixão divina foi decretada sobre nós. Só sairemos da presença divina se formos estúpidos o suficiente para acreditarmos nas mentiras do inimigo. Somos o melhor de Deus, e Ele deseja aperfeiçoar-nos.

Quando Davi caiu em pecado com Bate-Seba, Deus mandou o profeta Natã repreender o rei para que este não ficasse separado do Senhor (2 Samuel 12). O mesmo o Pai faz com todas as pessoas que se deixam levar pelo engano do pecado e saem da Sua presença. Não importa o quão longe você tenha ido, volte agora! Este é o momento para se acertar com Deus!


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

terça-feira, 9 de junho de 2009

DEUS SUPRIRÁ


“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Filipenses 4.19).

O Senhor está preparado para suprir todas as nossas necessidades, e Ele faz isso em glória, não com chicote. A razão disso é o sacrifício de Jesus no Calvário, o qual comprou para nós o direito de sermos abençoados. Por isso, Deus não mede esforços para nos agraciar, mas o faz segundo Suas riquezas. E quão grandes são elas! Quem crer no Senhor verá Suas bênçãos, sem acrescentar dores.

O Altíssimo não pode conviver com a iniquidade nem com as consequências dela. Além disso, não aceita a miséria, a escassez e a pobreza, as quais entraram no mundo com a queda de Adão (Romanos 5.12). No entanto, quando Jesus foi à cruz do Calvário, Ele tomou sobre Si todas as nossas doenças, enfermidades, transgressões e também o castigo que nos traz a paz – a solução (Isaías 53.4,5); portanto, não temos mais de sofrer por absolutamente nada! Devemos, sim, desfrutar a vida abundante que Ele nos veio trazer (João 10.10). A única doutrina sadia é a bíblica, por isso, creia no que a Palavra declara e passe a viver em vitória. Por causa do que o Criador sofreu, temos direitos que serão confirmados pelo poder celestial quando crermos.

O nosso Pai não precisa do diabo para fazer Sua obra de disciplinar os Seus e fazê-los andar no Caminho. Por isso, quem estiver sob qualquer ataque do inferno pode pedir a ajuda do Senhor. Depende apenas de nós a ação do poder divino em nossa vida. Agora, Ele está trabalhando em favor dos Seus. Inclua-se, então, no grupo de pessoas beneficiadas!

A Sua obra é santa, meiga, suave, e é operada pelo amor. Deus não usa nenhum tipo de sofrimento para ensinar Seus filhos a Lhe obedecerem. Mas, se não assumem as direções que Ele lhes dá, eles serão atacados pelo inimigo, o qual, mentiroso como é (cf. João 8.44), fará com que pensem que é a mão de Deus a discipliná-los. Acorde! Ele supre as nossas necessidades em glória, não com açoites.

O Senhor realizará o que for necessário para que você usufrua do que Cristo lhe comprou; para isso, Ele utiliza Suas riquezas. Como ajudava Israel na luta contra os inimigos, o Senhor também o auxiliará. As dádivas de Deus são imensuráveis. Ele é completo! Dispor da Sua capacidade é a chave para a solução do que o aflige.

É importante começar a utilizar agora os tesouros do Altíssimo. Deixar para depois é permitir que o inimigo engane você. Quando o Senhor lhe abre uma porta, ela está à sua disposição; você não precisa pedir a Ele que a abra de novo. Então, entre por ela neste momento!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares