terça-feira, 7 de abril de 2009

FAÇA O QUE LHE FOI DETERMINADO


FAÇA O QUE LHE FOI DETERMINADO

Porque cada qual levará a sua própria carga (Gálatas 6.5).

Foi decidido no Céu que cada um de nós deve levar a sua carga. Então, é necessário que ensinemos as pessoas a viverem pela fé, como faz o justo (Habacuque 2.4, Romanos 1.17, Gálatas 3.11). Quem não aprender a fazer a obra de Deus não obterá sucesso. O Senhor não cancelou a lei da intercessão – ela é real e funciona (Tiago 5.16) –, porém, quando alguém aprende a fazer por si o que lhe compete, ele, certamente, realiza o melhor. No âmbito espiritual, ninguém pode substituir o outro no ato de aceitar Cristo como Salvador nem no de crer no Senhor para que milagres ocorram. Para vencermos, basta seguirmos o que a Palavra de Deus orienta e fazermos o que nos foi destinado.

O Criador planejou que levássemos nosso fardo, então, podemos ter certeza de que fomos feitos com essa capacidade. Mas de que modo isso pode ser feito? Com a fé que recebemos ao dar ouvidos à Palavra de Deus (Romanos 10.17)! Isso não mudará, ainda que alguém peça a carga de outrem para carregar.

O melhor que pode acontecer a uma pessoa é aprender a viver da fé. Esse é o único meio de vencer as lutas que surgem, muitas vezes, para destruir. Se alguém é ensinado a fazer a sua parte e o faz, o Senhor cumpre a parte dEle. De uma coisa podemos estar certos: todo aquele que assumir seu lugar em Cristo tornar-se-á vitorioso (Romanos 8.37).

Por outro lado, mesmo sendo muita religiosa, se a pessoa não aprender a fazer o que lhe diz respeito, a obra de Deus não será concretizada na vida dela. O sucesso somente é possível para quem obedece ao que está prescrito na Palavra.

Talvez alguém pergunte se a lei da intercessão não funciona. Sim, ela funciona, mas é limitada. Por exemplo: quando éramos bebês, alguém cuidava de nós, mas, ao crescermos, passamos a fazer as coisas por nós mesmos. Por comparação, a lei da intercessão não suprime a responsabilidade pessoal. Aquele que não trabalha não pode comer do trabalho alheio (Salmo 128.2).

A verdade é que quem aprende a fazer seu dever cumpre-o melhor do que qualquer outro, por mais bem interessado que esse esteja. A intercessão funciona para ajudar a pessoa a abrir os olhos e ser salva, contudo, somente ela pode aceitar Cristo, pois o ato é personalíssimo. A intercessão funciona também na cura e em relação a outras bênçãos, mas será bem mais proveitoso que o indivíduo creia por si mesmo.

O melhor é cumprirmos o que nos foi dado como missão, assim como Jesus cumpriu a dEle. Para isso, temos a Palavra de Deus, a qual é o Manual que nos orienta a nos conduzirmos e fazermos o que nos compete de acordo com a vontade divina. Se assim agirmos, seremos bem-sucedidos.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

2 comentários:

Natali Araujo disse...

Gloria a Deus!!!!!
Gostei muito do post!!!
Que Deus te abençoe!!

Natali Araujo disse...

Gloria a Deus!!!!!
Gostei muito do post!!!
Que Deus te abençoe!!